Você está aqui: Página Inicial Publicações Teses, dissertações e monografias

Teses, dissertações e monografias

Sumário de teses, dissertações e monografias produzidas pelo Nupic
Os textos abaixo estão no formato PDF, para executar os arquivos, você precisará do programa Adobe Acrobat. Para salvar algum arquivo em seu computador, clique com o botão direito do mouse sobre o material desejado e selecione "Salvar Destino Como"

 

MONOGRAFIAS

NICOLAU, J.L. Representação da Transposição didática: uma busca pela intenção didática em Livros. Monografia de fim de curso. Instituto de Física. 2010. Universidade de São Paulo. Orientador: Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira.   Anexo 1 Anexo 2 Anexo 3

 

ROMERO, T.R.L. Investigação da interação cognição-afeto na construção de explicações: Validação de um protocolo de entrevistas. Monografia de fim de curso. Instituto de Fí­sica. 2006. Universidade de São Paulo. FEUSP, v. 02, p. 2115 à 2171, 2006. Orientador: Maurí­cio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

Renata Cristina de Andrade Oliveira. Análise do sucesso das atividades de ensino e recursos didáticos utilizados em um curso de física moderna para o ensino médio. 2006. Monografia de Fim de Curso. 2003. Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo. Instituto de Física. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

FÁBIO MARINELI. Um estudo sobre critérios de realidade em estudantes de física.52 f. Monografia de de Fim de Curso. 2003. Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo. Instituto de Física. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

CÉSAR SCHMITZ. O Uso de ilhas de racionalidade para abordar temas relacionados à eletricidade, magnetismo e acústica - Monografia de especialização. 2001. 68 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

AZEVEDO, Maria Cristina Paternostro Stellade de. Situações de ensino - aprendizagem : análise de uma seqüência didática de física a partir da teoria das situações de Brousseau. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da USP/SP. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira. São Paulo.

 

IVÃ GURGEL. O papel da Imaginação no Entendimento dos Alunos. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado interunidades em ensino de ciências) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

MAXWELL ROGER DA PURIFICAÇÃO SIQUEIRA. Do visível ao indivisível: uma proposta de ensino de Física de Partículas Elementares para Educação Básica. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado interunidades em ensino de ciências) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

JOSÉ GUILHERME DE OLIVEIRA BROCKINGTON. A realidade Escondida: representações físicas do microcosmo para estudantes do ensino Médio. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

KARAM, R. A. S. Relatividade Restrita no Início do Ensino Médio: Elaboração e Análise de uma Proposta. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.

 

ALEXANDRE SILVA. Reflexões sobre a influência do pensamento Cartesiano na Educação Matemática. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da USP/SP, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

ESTEVAM ROUXINOL DOS SANTOS. A história da Física no Brasil e o ensino de Ciências. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

JOSÉ FRANCISCO CUSTÓDIO FILHO. O Princípio de conservação de enegia e a modelização em situações físicas. 2002. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

CARLOS DANIEL OFUGI RODRIGUES. A inserção da teoria da relatividade no ensino médio. 2001. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

MAURICIO PIETROCOLA PINTO DE OLIVEIRA. O USO DE MODELOS NO ENSINO DA FISICA-UMA APLICACAO AOS CIRCUITOS ELETRICOS. 1998. Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química). Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Orientador: MANOEL ROBERTO ROBILLOTTA.

 

TEREZINHA DE FÁTIMA PINHEIRO. Aproximação entre a ciência do aluno na sala de aula da 1ª série do 2º grau e a ciência dos cientistas: uma discussão. 1996. 156 f. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

FLÁVIA MARIA TEIXEIRA DOS SANTOS. Do ensino de ciências como mudança conceitual à fronteira de uma abordagem afetiva. 1996. 162 f. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

TESES DE DOUTORADO

 

JOSÉ GUILHERME DE OLIVEIRA BROCKINGTON. Neurociência  e  Educação:  investigando  o  papel  da  emoção  na aquisição e uso do conhecimento científico. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.  Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

IVÃ GURGEL. Elementos de uma Poética da Ciência: Fundamentos Teóricos e Implicações para o Ensino de Ciências. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

 

THAIS CYRINO DE MELLO FORATO. A Natureza da Ciência como Saber Escolar: Um estudo de caso a partir da história da luz. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. - Vol. 01

THAIS CYRINO DE MELLO FORATO. A Natureza da Ciência como Saber Escolar: Um estudo de caso a partir da história da luz. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. - Vol. 02

 

JOSÉ FRANCISCO CUSTÓDIO FILHO. Explicando explicações na educação científica: Domínio Cognitivo, Status afetivo e Sentimento de Entendimento. 2007. 0 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Co-Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

LUIZ PAULO PIASSI. Contatos: A ficção científica no ensino de ciências em um contexto sócio cultural. 2007. 453p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

 

TEREZINHA DE FÁTIMA PINHEIRO. Sentimento de realidade,e afetividade cognição no ensino de ciências. 2003. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

MARIA LÚCIA VINHA. Criatividade em ação: roteiros de animações virtuais elaborados por alunos de ensino médio em Física. 2003. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

ADRIANA MOHR. A natureza da educação e saúdeno Ensino Fundamental e os professores de ciências. 2002. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

 

JOSÉ DE PINHO ALVES FILHO. Atividade experimental: do método à prática construtivista. 2000. 302 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira


MAURICIO PIETROCOLA PINTO DE OLIVEIRA. Mascart et L'optique de corps en mouvement. 1992. Doutorado em Epistemologie Et Histoire Des Sciences. Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot, U.P. VII, França. Orientador: MICHEL PATY .